UM DIA A VIDA FINDA
As pessoas se iludem com muitas falsas segurança de vida: uns se sentem acima do resto do mundo porque são ricos, outros porque têm cargo importante ou são famosos, mas alguns porque são jovens, fortes e bonitos. A publicidade reforça as ilusões e apresenta a felicidade condicionada ao artigo da moda. E diz que modelo de carro faz de você uma pessoa de classe, que tipo de camisa traz mais charme para a sua personalidade, que marca de cigarro levará você ao sucesso!...
Quem fica fora do esquema é discriminado. Abre-se o jornal e vê-se muito espaço gasto com noticias de festa de gente famosa, preferências de quem dita a moda, boatos a respeito da vida particular do cantor de rock que estiver fazendo muito sucesso...
Enquanto isso, a maior parte da população vive mal, crianças morrem de desnutrição, pais de família sem emprego se desesperam, meninas desesperadas se prostituem, jovens sem esperança se aliam aos traficantes de droga, famílias dormem debaixo de viadutos, meninos de rua assaltam para sobreviver.
(Cruz, Therezinha M. L. da. Irmãos a Caminho. São Paulo: FTD, 1989, pág. 29)
Na Bíblia temos um relato de uma história falando sobre riqueza. Jesus conta essa história e Lucas a relata em seu evangelho: (Lucas cap. 12, vers. 16-21):
... Certo homem rico tinha um excelente campo e produzia grande colheita. Então, o homem começou a pensar: “Não tenho onde guardar toda essa colheita, que farei?”
Farei assim, disse ele, destruirei os armazéns e farei outros bem maiores e ali guardarei o trigo e todos os outros bens. Depois direi: “homem feliz, você tem tudo de bom para muitos anos, leve boa vida, coma, beba e se divirta.
Entretanto, disse Jesus, Deus lhe dirá: “louco, esta noite te pedirão a tua alma e o que tens guardado, para quem será?”.
Jesus concluiu o ensino dizendo: “É assim que acontece com todo aquele que amontoa riquezas para si e não é rico para Deus”.
Lá vem a música ...
“VIDA BOA ”
(VICTOR E LÉO – do disco AO VIVO EM UBERLÂNDIA)
Moro num lugar,
Numa casinha inocente no sertão,
De fogo baixo aceso no fogão,
Fogão a lenha, ai, ai
Tenho tudo aqui,
Umas vaquinha leiteira, um burro bão,
Uma baixada ribeira , um violão e umas galinha, ai, ai
Tenho no quintal, uns pé de fruta e de flor,
E no meu peito, por amor,
Plantei alguém, plantei alguém,
Que vida boa, uô, uô, uô
Que vida boa,
Sapo caiu na lagoa, sou eu no caminho do meu sertão
Vez e outra vou
Na venda do vilarejo pra comprar
Sal grosso, cravo e outras coisas que fartar,
Marvada pinga, ai, ai,
Pego o meu burrão,
Faço na estrada a poeira levantar,
Qualquer tristeza que for não vai passar do mata-burro, ai, ai
Galopando vou,
Depois da curva tem alguém, que chamo sempre de meu bem,
A me esperar, a me esperar,
Conhecendo mais....
A Bíblia foi o primeiro livro publicado no mundo e é hoje o mais lido. É utilizada pelas religiões Cristãs e Judaicas com uma diferença existente na utilização por essas religiões: as Igrejas Cristãs utilizam o Antigo e o Novo Testamento, enquanto a religião judaica aceita como sagrado apenas o Antigo Testamento, ou como eles chamam: A lei de Moisés.
A Bíblia é composta de aproximadamente 66 livros, sofrendo uma pequena alteração na quantidade de livros, dependendo do tradutor. É dividida em Antigo e Novo Testamento.
O primeiro livro do Antigo Testamento é o livro do Gênesis e ele fala a criação do mundo, dos satélites e planetas, além da criação da Terra e seus habitantes.
O último livro do Antigo Testamento é o livro de Malaquias. Ele fala sobre uma destruição vindoura e sobre o castigo dos ímpios.
O Novo Testamento inicia-se com os quatro evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João e o último livro do Novo Testamento e também da Bíblia é o livro do Apocalipse, também conhecido como o livro da revelação.
1 – Que diferença existe entre o texto, a história Bíblica e a música deste capítulo?
2 – O que você entende sobre a história que Jesus contou?
3 – Caso você fosse rico como o homem relatado na história de Jesus, o que você faria?
4 – Na sua opinião, é errado possuir muitas riquezas? Por que o homem da história que Jesus contou foi condenado por Deus?
5 – Na música, o refrão chama a vida de “vida boa”. A que você atribuiria o fato de ele classificar a vida dessa forma?
6 – A letra da música está repleta de palavras e frases escritas de forma “errada”. Por que essas palavras e frases estão escritas dessa forma?
7 – Em muitos momentos de nossa vida somos praticamente obrigados a fazer ou dizer algo que consideramos errado fazer e temos que dizer ou fazer mesmo assim. Caso estivesse numa situação como essa, você aceitaria ser criticado só para não fazer algo errado ou faria somente para “livrar sua pele”?
8 – Nos sites da internet muitas pessoas criam o seu “perfil” e nele colocam muitos atributos e fotos que, na maioria das vezes não são seus. Na Bíblia está escrito: “Seja porém o vosso sim, sim verdadeiro, e quando disser não, que seja também o não de fato (sim, sim e não, não). Baseado nisso, você considera um erro colocar um perfil com atributos e fotos falsas? Por que?
9 – A música fala sobre vida boa. Ela refere-se a vida no sertão. Você acha que a vida na cidade é ruim? Explique sua resposta.
Autor da aula: Prof. Sérgio Santana