“AMIGO É COISA PRA SE GUARDAR”
(MILTON NASCIMENTO E FERNANDO BRANT)
“Amigo é coisa pra se guardar, debaixo de sete chaves, dentro do coração”,
Assim falava a canção, que na América ouvi,
Mas quem cantava chorou ao ver seu amigo partir,
E quem ficou no pensamento levou a lembrança que o outro cantou...
Amigo é coisa pra se guardar, do lado esquerdo do peito,
Mesmo que o tempo e a distancia digam: “não”,
Mesmo esquecendo a canção,
O que importa é ouvir a voz que vem do coração,
Pois seja o que vier, venha o que vier,
Qualquer dia amigo eu volto a te encontrar,
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.
Conhecendo mais....
O cantor Milton Nascimento e o letrista Fernando Brant se conheceram nas ruas de Belo Horizonte. Milton subiu no ônibus com o amigo Sérvulo Siqueira. Num dos bancos estava Fernando, colega de classe de Sérvulo. Apresentam-se. Descendo do ônibus, Fernando convidou para um chope. Milton topou. No fim da noite, apertava a mão daquele que seria seu melhor amigo e parceiro em mais de 200 canções.
Inauguraram a parceria com Travessia (1967), espécie de hino da MPB: “solto a voz nas estradas, já não quero parar, meu caminho é de pedras, como posso sonhar?”
A música de Milton encontrava complemento perfeito nas letras de Fernando. O trabalho dos amigos renderia grande quantidade de clássicos como: Maria, Maria (1978); Bola de meia, bola de gude (1988); nos bailes da vida (1981). E foi em 1980, do disco Sentinela que lançaram sua composição com os versos brasileiros mais famosos já cantados sobre amizade: Canção da América. Frases simples carregam um sentido enorme:
“Amigo é coisa pra se guardar, do lado esquerdo do peito, mesmo que o tempo e a distancia digam: “não”, Mesmo esquecendo a canção...”
Todo mundo que já teve um grande amigo conhece a sensação. Sentimento de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que, geralmente, não estão ligadas por laço de família. É sentimento amplo, que existe também entre povos até ultrapassa os limites do humano. Perto ou longe, amigos não se abalam com a distância: a amizade dura e vive no peito. Porque qualquer dia a gente vai se encontrar.
(Caderno de Valores Humanos – Projeto MEC/Nestlé de Valorização de Crianças e Adolescentes – 9º Concurso Nacional de Frases – 2006)
1 – A história da humanidade está repleta de grandes amizades e não são poucas as frases criadas para falar sobre este tão nobre sentimento. Benjamim Franklim, político e inventor norte-americano diz que “um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo sempre será um irmão”, o que você entende por esta frase?
2 – Alguma coisa lhe chama a atenção na história de Milton e Fernando? O que?
3 – Cite uma outra frase que fale sobre amizade.
4 – você tem ou já teve um grande amigo ou amiga? Fale um pouco sobre essa amizade.
5 – Na sua opinião, porque muitas amizades duram pouco tempo?
6 – Você conhece alguma história de personagem Bíblico cuja história seja marcada por uma grande amizade? Quem e como foi essa história?
7 – Luis Fernando Angell, o Sofocleto, humorista peruano, diz que “Amigo verdadeiro é aquele que nos quer apesar de nada”, o que você entende sobre esta frase?
8 – Atualmente, a internet cria muitos laços de amizade e tem diversas páginas dedicadas a falar sobre esse tema. Os sites de relacionamento como Orkut e Messenger (MSN), estão repletos de pessoas procurando amizade ou relacionamento. Na sua opinião, isso é bom ou ruim? Por que?
9 – Algumas pessoas condenam os sites de relacionamento pelo fato de que eles expõem a vida das pessoas que deles participam. Qual a sua opinião a respeito?
Autor da aula: Prof. Sérgio Santana
Autor da aula: Prof. Sérgio Santana
Nenhum comentário:
Postar um comentário